sexta-feira, outubro 01, 2010
Saiba os Riscos que Maquiagem pode causar
Em cada 10 mulher, 2 sempre tem sencibilidade na pele ao contato de maquiagem.
Segundo o médico, o uso da maquiagem pode provocar dois tipos de blefarite (nome dado a alergia).A mais comum é a seborreica, que corresponde a 70% dos casos. Acontece quando o excesso de oleosidade da pele obstrui as glândulas responsáveis pela produção da camada oleosa da lágrima.
Outro problema é quando uma alergia de contato provoca inflamação das glândulas.
E não há regras. Algumas pessoas apresentam reações depois de algumas horas em contato com os produtos ou mesmo quem usa maquiagem diariamente, durante anos, pode, de repente, sentir incômodo nos olhos ou irritação na pele.
Os pigmentos, os conservantes e as fragrâncias são os causadores mais comuns das alergias.
Alguns contêm metais pesados como chumbo ou alumínio, que são depositados nos cílios e entram em contato com os olhos.
Fique atenta à data de validade
O risco de insistir no uso, ou não tratar a inflamação, é traumatizar os olhos ao coçá-los e causar alterações na superfície da córnea.
Além disso, a inflamação persistente pode provocar a despigmentação, afinamento e queda dos cílios.
As mulheres têm uma dificuldade enorme para ficar sem usar cosméticos, mas é preciso descobrir a matéria-prima que provoca as alergias.
Segundo ela, há exames em que o paciente é exposto a diferentes substâncias e, de acordo com a reação da pele, é possível descobrir se há sensibilidade ou não.
Em geral, os componentes que deixam as maquiagens mais perfumadas e coloridas são os maiores vilões. Esmaltes também estão na lista dos produtos antialérgicos mais procurados.
Muita gente apresenta inflamação nos olhos por causa do contato com as unhas pintadas e não sabe – explica a médica.
Produtos vencidos, de qualidade duvidosa ou até mesmo maquiagem compartilhada podem provocar alergias e inflamações na pele e nos olhos.
Maquiagem mais velha pode reunir fungos, além de oxidar as substâncias que a compõe.
Além disso, doenças como conjuntivite e herpes labial podem ser transmitidas pelo uso do mesmo batom e maquiagem de olhos.
Tipos de Pó
1 - Pó Solto: Os grãos soltos retiram o brilho excessivo da pele e prolongam o efeito da base e do corretivo. Aplique com um pincel grande. Se você quiser apenas retirar o brilho, passe o produto com leves batidinhas na zona T (testa, nariz, queixo) e na região abaixo dos olhos. Para se livrar dos excessos na aplicação, passe um pincel limpo ou um algodão seco por todo o rosto depois do pó.
.
2 - Pó Compacto: A textura é mais pesada que a do pó solto e, por isso, deve ser usado com cuidado. Use uma esponjinha para espalhar o produto do centro para as laterais do rosto. Se sua pele é oleosa, prefira as formulações oil-free, que não obstruem os poros e evitam novos cravos e espinhas.
.
3 - Pó Translúcido: Bem suave e quase sem cor, esse tipo fixa bem base e corretivo, sem alterar o tom dos produtos na pele. Pode ser solto ou compacto, e dá acabamento aveludado para a pele. Aplique com um pincel grande, que pode ser o mesmo usado para pó solto.
.
4 - Pó Iluminador: Muito usado nos truques de maquiagem, ele destaca certas regiões do rosto, como em cima do osso das maças e perto das têmporas. Para aplicar, use um pincel para sombra ou a ponto do dedo.
.
.
5 - Pó Bronzeador: Aplique com um pincel para blush grande e fofo, e use comente nas áreas onde você costuma ficar naturalmente bronzeada, como: nas maças do rosto, queixo e um pouco na testa. Prefira os que tem brilho suave, sem ser muito cintilante ou escuro demais, para não deixar o look carregado.
.
(6) 6 - Pó Mineral: É levíssimo e de acabamento aveludado, podendo ser compacto ou solto, na composição do produto tem minerais naturais e nenhum conservante. Por isso é bom para todas as peles e tem boa fixação. Você também pode passar uma camada fina dele por cima da maquiagem já feita, para segurar o make por mais tempo.
.
(5)
Assinar:
Postagens (Atom)